Hiperidrose Axilar

Hiperidrose axilar é a nomenclatura médica para o distúrbio corporal que produz o suor excessivo. Provocada por uma hiperatividade do sistema simpático, a transpiração descontrolada independe do calor, não é fruto de má higiene e na maioria das vezes não causa mau cheiro. Contudo, a hiperidrose axilar é motivo de preconceito social por quem não conhece as suas origens.

Responsáveis por manter a temperatura do corpo estável, as glândulas sudoríparas são divididas em écrinas e apócrinas. As primeiras liberam um suor composto essencialmente por água, ou seja, o líquido expelido pelas glândulas sudoríparas écrinas não causa mau cheiro. No entanto, a hiperidrose axilar é fruto das glândulas sudoríparas apócrinas, que estão associadas a glândulas sebáceas. Por isso, o suor excessivo nas axilas é um composto mais gorduroso, o que aumenta a possibilidade de bromidrose, o suor com mau cheiro. Ao dispensarem com ele uma quantidade substancial de matéria orgânica, as glândulas apócrinas podem acumular bactérias que emitem um desagradável odor.

Todo este proceeso é iniciado pelo sistema nervoso simpático. Responsável pela preparação do corpo em situações de medo, estresse ou excitação, entre as diversas funções deste sistema está, por exemplo, a aceleração dos batimentos cardíacos. A produção de suor é fruto de um estímulo externo que necessita de uma reação interna para manter o equilíbrio corporal. Portanto, também é função do sistema simpático alertar as glândulas sudoríparas para que iniciem o processo de termorregulação do corpo.

No caso da hiperidrose axilar, são os gânglios T4 e T5 do sistema nervoso simpático os culpados pelo suor excessivo nesta área. E são eles também os alvos da simpatectomia, cirurgia responsável por neutralizar parte do nervo simpático que provoca o suor. No entanto, existem procedimentos que tratam a hiperidrose axilar sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Entre eles está o miraDry®.

Fruto de mais de cinco anos de pesquisas em hiperidrose axilar por dermatologistas norte-americanos, o miraDry® é uma técnica não invasiva que cauteriza as glândulas sudorípares em um procedimento tópico de rápida recuperação.

Clique para saber mais sobre como funciona o Miradry no tratamento da hiperidrose axilar.

Newsletter

E-mail

Nome

© 2009-2017 Miramar Labs, Inc. Todos os direitos reservados.
Miramar Labs ® e miraDry ® são marcas registradas da Miramar Labs, Inc. miraWave ™ é marca registrada da Miramar Labs, Inc. Miramar produtos podem ser cobertos por uma ou mais patentes nos Estados Unidos. Por favor clique aqui para ver as patentes associados individuais produtos Miramar.